quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Aspectos Políticos


O Oriente Médio é uma região que se estende do mar Vermelho e do Suez, no Egito, até o Afeganistão. Sua área total é de 6229874 km³. É uma região formada por países de grande extensão territorial, como Arábia Saudita ( 2.240.000 km³) e de países com área bastante reduzida, como Bahrein (678 km²). A posição geográfica dessa parte do continente é muito especial, por ficar na confluência de três continentes - Europa, Ásia e África - com uma grande diversidade étnica que acabou conferindo à região expressiva riqueza cultural, marcada também por profundas diferenças ideológicas e religiosas. É especial também porque os maiores produtores mundiais de petróleo ficam nessa região, principalmente no golfo Pérsico.

O Oriente Médio abrange principalmente países árabes, localizados na península Arábica, na Mesopotâmia e no crescente Fértil. O Oriente Médio abrange, ainda, Israel e dois países mulçumanos que não fazem parte do mundo árabe: Turquia e Irã. O golfo Pérsico, ligado pelo estreito de Ormuz ao mar Arábico, funciona como um "mar interior" e separa a península Arábica do Irã.

Foi em função da sua localização estratégica e do petróleo (sua principal riqueza), o Oriente Médio tornou-se alvo de freqüentes e, muitas vezes, intensos conflitos, sofrendo constantes intervenções estrangeiras.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), os ingleses, interessados em expulsar os turcos do Oriente Médio, fizeram três promessas contraditórias. Para os árabes propuseram que, se eles lutassem contra os turcos, a Inglaterra daria a eles uma "grande nação árabe independente" sob o domínio da família hachemita. Em novembro de 1917, buscando seduzir os judeus para a causa aliada, firmaram a " Declaração de Balfour", onde se lia que Londres veria com bons olhos a criação de um " lar nacional judeu na Palestina" e , em 1912, já haveriam concluído com a França o "acordo secreto" Sykes- Picotes", pelo qual Londres e Paris dividiriam o Oriente Médio.

Foi somente ao final da Segunda Guerra Mundial que se consolidou o processo de independência dos países árabes no Oriente Médio. Porém, esse processo não significou o fim dos conflitos. Com o fim da Segunda Guerra eles continuaram a ocorrer, devido principalmente a formação do estado de Israel, aos fortes interesses das grandes potencias pela região(inclusive durante o período da Guerra Fria) e as dispultas internas pelo poder, que contribuiram para a deposição de governantes e alterações em regimes de governo.

Um comentário:

  1. Obrigada me ajudou com o meu trabalho escolar. Visite: sweetlemooon.blogspot.com/ e siga!! haha thanks...

    ResponderExcluir